CONHEÇA QUEM FOI CHRISTIAN DIOR

Dior

E continuamos mergulhando nesse universo da Alta Costura, das grandes marcas e Top Estilistas, aqueles que fizeram e fazem história diariamente no mercado de luxo da moda. Continuamos “passeando” ali por Paris, onde nasceram grandes nomes como o do estilista em destaque nesse artigo de hoje, Christian Dior. Por isso Paris é e sempre será conhecida por ser o Centro do Luxo e do Universo Fashion. Conheça quem foi Christian Dior e todo seu legado. 

Christian Dior, nasceu em 1905 em Granville na França. Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, desejava ser artista plástico, mas foi enviado para Paris para estudar Relações Internacionais, já que seu pai sonhava ver o filho seguindo a carreira diplomática.

Dior O menino Christian Dior

Ainda jovem começou a frequentar ateliês de pintura e desenho…chegou a pintar alguns quadros, mas foi a sua habilidade para desenhar roupas, que proporcionou a Dior uma carreira internacional. O seu círculo de amigos expandiu-se e Dior acabou conhecendo um importante empresário da indústria têxtil, que acreditou em seu talento e garantiu patrocínio para a produção de algumas peças.

O investimento foi super bem sucedido. Seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio.

Christian Dior O estilista Christian Dior criando

Dior Dior sempre muito minucioso e detalhista em suas criações. Não é a toa que formou esse império

Os grandes estilistas Dior em meio a suas criações, sempre usadas por mulheres de classe econômica alta

Em 1935, Dior começou a desenhar croquis para a seção de alta costura de um Jornal Parisiense, onde vendeu vários croquis de roupas e acessórios, para várias Maisons de Paris. O número 30 da Avenida Montaigne, foi escolhido para ostentar a primeira maison do estilista, em dezembro de 1946. Depois de 7 anos, o lugar ocupava 5 imóveis, possuía 28 ateliês e empregava mais de mil pessoas.

Um ano após inaugurar sua primeira Maison, em 1947, Dior apresentou sua primeira coleção, que causou uma revolução na moda, pelo luxo e elegância de suas peças.

Dior A fachada de sua primeira Maison. Aberta e “a pleno vapor” até hoje

Christian criou sua coleção feminina batizada de “Carolle”, que apresentou uma revolucionária saia na altura do tornozelo, apelidada pela redatora da conceituada revista americana Harper’s Bazaar, Carmel Snow, de “New Look” (novo visual). O “New Look” trouxe em seus desfiles uma atmosfera sofisticada e glamourosa, que era tudo o que todos queriam num mundo pós-guerra, doidos para esquecer suas sequelas.

Dior O “New Look. Imagino que deve ter sido tipo o que vivemos agora, loucos para abrir os portões e sair abraçando todo mundo. No caso deles, existia esse necessidade latente de ver algo que não fosse os uniformes dos soldados.

As roupas possuíam volumes colocados em lugares inesperados do corpo, com laços gigantescos que viravam vestidos e sobressaias maravilhosas, além de mangas com cavas modeladas rente ao corpo, feitas para se encaixar com perfeição nos coletes que combinavam com amplas saias em fartos tecidos que, sobrepostos, davam um resultado até então nunca visto no mundo da moda.

Dior Uma pequena amostra de tudo que hoje o Império Dior comercializa

Dior abriu lojas de luxo em diversos países e assinou diversos produtos, como gravatas, meias, perfumes, echarpes, lenços, luvas, bijuterias, lingeries. Depois da 2ª Guerra Mundial, a marca re-introduziu a feminilidade no vestuário feminino com cinturas e busto bem marcados. O Tailleur Bar se tornou a peça ícone da coleção.

Dior

Na foto acima, o Tailleur Bar que se tornou a peça ícone da Dior, e até hoje é confeccionado

Atualmente a Dior oferece moda para mulheres, homens, joias, perfumes incríveis, relógios, maquiagens, acessórios e muito estilo. Hoje, a Dior é um império do luxo, admirado no mundo inteiro. A primeira loja da Dior está localizada na 34 Avenue Montaigne, 75008 Paris e permanece a “todo vapor”. 

Dior

A loja pioneira e gigantesca da Dior, pega uma esquina inteira ( foto acima ) num prédio extremamente suntuoso, coisa linda de se ver. Cada andar é dedicado a um tipo de produto, sem falar da cafeteria Dior. Quem visita Paris, não pode deixar de conhecer

Christian Dior conquistou a atenção de famosos rapidamente e virou amigo de vários artistas, já que seu nome começou a circular mundialmente logo após o primeiro desfile. Elizabeth Taylor foi uma delas, usou o New Look para receber o Oscar de melhor atriz em 1961. A lindíssima Grace Kelly, vestiu Dior em seu noivado em 1956.

Charlize Theron é não só uma mulher cheia de talento, como uma mulher que transborda Beleza por onde quer que passe. A atriz é embaixadora do perfume J’adore da marca Christian Dior já há anos e fã da Dior e seus looks. A maioria dos trajes que Charlize usa para os grandes eventos do Red Carpet, são Dior, alias dificilmente você verá a atriz usando, em um grande evento, algo que não seja assinado pela marca, visto que a própria Dior, faz questão de vesti-la da cabeça aos pés, por querer seu nome sempre atrelado ao da marca. Por isso ela está iluminando com sua beleza a capa desse artigo.

Dior Charlize Theron em campanha para o perfume que representa, o icônico J’adore ( Só eu acho essa atriz perfeita? Parece uma pintura!!!)

Dior A atriz francesa Marion Cotillard foi escolhida pela Dior para a campanha da bolsa Lady Dior.

Dior Alguns looks assinados pela grife

Dior Looks metálicos de Christian Dior para a coleção Haute Couture SS 2020

Dior, faleceu durante suas férias em Montecatini Val di Cecina, Itália, no dia 23 de outubro de 1957, vítima de um ataque cardíaco. Deixou sua marca no mundo da moda para SEMPRE!!

Para nós que AMAMOS moda, é maravilhoso mergulhar nesse universo luxuoso da alta costura e conhecer um pouco mais da vida de nossos ídolos, não é mesmo? Fique lidadinha aqui no blog, que toda semana traremos a história de um Top Estilista, para você conhecer mais intimamente a história de vida de cada um deles.

Curtiu saber detalhes da vida de Christian Dior? Nos conte nos comentários, o que gostaria de ler aqui. Traremos para VOCÊ com todo carinho!

Assista a Aula Grátis que nossa Teacher Dany Padilla, preparou especialmente para VOCÊ com todo carinho. É só clicar no botão amarelo e absorver toda informação. 

Um beijo no seu ❤️ de toda equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo