MORRE MARTHA ROCHA, PRIMEIRA MISS BRASIL

Martha Rocha

Morreu sábado (04/07/2020), aos 87 anos de insuficiência respiratória seguida de um infarto, a primeira e eterna Miss Brasil, a linda Martha Rocha 😢
Nós aqui da Escola de Estilo, não gostamos de escrever artigos póstumos, são sempre tão tristes, mas não podemos deixar de fazer essa última homenagem a tão linda baiana Martha Rocha.

Referência de estilo, beleza e elegância do nosso Brasil, Martha Rocha era baiana, nascida em Salvador no ano de 1936. Primeiro foi eleita Miss Bahia. No mesmo ano, no hotel Quitandinha em Petrópolis, foi eleita Miss Brasil. Pouco tempo depois foi para os EUA concorrer ao título de Miss Universo, mas não ganhou. Ficou conhecida por perder o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson, por ter duas polegadas a mais nos quadris, do que a medida “padrão” exigia na época.

Miss Brasil

Pasme, a história de que Martha teria perdido o concurso de Miss Universo por ter duas polegadas a mais nos quadris, foi inventada pelo jornalista João Martins que escrevia na época para a revista O Cruzeiro, do Rio de Janeiro. Era preciso “consolar” o orgulho brasileiro, já que a expectativa do título ser dela, era muito grande.

Tudo foi combinado com os outros jornalistas brasileiros que estavam no concurso, e com a aprovação da própria Martha. Essa informação você encontra em sua autobiografia. Segundo ela mesma, nunca soube se perdeu o título por ter os quadris mais avantajados que as demais concorrentes. “Nos EUA, nunca ninguém me tirou as medidas”, declarou em sua autobiografia.

Morre Martha Rocha

Martha também era muito querida pelos americanos, que inclusive acreditavam tanto quanto os brasileiros que ela seria coroada Miss Universo. A polêmica foi tão grande, que a vencedora do concurso Miriam Stevenson, deu o carro que tinha ganhado como prêmio para nossa Martha.

Morre Martha Rocha

Sendo verdade ou não, o mais curioso desse fato, é que talvez tenha nascido ali uma cobrança por medidas perfeitas, medidas totalmente proporcionais para o corpo feminino, ou seja, o nome Martha Rocha estará eternamente ligado a exigências corporais de perfeição feminina… É um assunto a ser pensado.

Martha foi tão querida e popular no nosso país, que no ano de 1955, Pedro Caetano, Alcyr Pires e Carlos Renato, lançaram uma marchinha de carnaval em sua homenagem. Parte da marchinha narrava o “lenda quase real” dessa forma: “Por duas polegadas a mais, passaram a baiana pra trás. Por duas polegadas, e logo nos quadris. Tem dó, tem dó seu juiz!”

Morre Martha Rocha

Mas nem tudo foi luxo e glamour na vida da linda baiana. Em 1995 Martha começou a enfrentar uma forte crise financeira. Declarou a imprensa que seu cunhado havia levado todo seu dinheiro.” Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil.”

Miss Brasil Martha

Foi ou não uma guerreira? Exemplo não só de beleza, mas também de superação. Usou seu dom para artes plásticas e se sustentou até o fim com a pintura de seus quadros. Mas o importante mesmo, foi que Martha representou muito bem não só a  beleza da mulher brasileira, mas a capacidade de estar sempre se refazendo. No último sábado, esses lindos olhos azuis saltando da foto acima, azuis como o mar de Itacaré, se fecharam para se abrirem em um lugar bem melhor que aqui, com certeza!

Os nossos mais sinceros sentimentos, de toda equipe Escola de Estilo, aos amigos e familiares.
Descanse em paz, iluminada Martha Rocha!!🙏😢

Carla Lúcia Braga / Escola de Estilo