PARA VOCÊ LOJISTA: APRENDA AQUI, COMO MONTAR SUA VITRINE MATADORA!

Vitrine

Olá!! Bôra falar um pouquinho de um tema ainda não muito abordado, a montagem de uma vitrine matadora!! Em uma época onde o consumidor tem diversas opções de escolha e pode comprar no conforto de casa (online), conhecer estratégias para deixar sua vitrine TOP, se tornou indispensável para atrair clientes e vender mais.

Para começar, seu principal objetivo deve ser expor seus produtos de maneira atrativa para estimular a venda. A vitrine é uma excelente oportunidade para causar impacto no consumidor, antes mesmo dele entrar na loja. É ali, com as peças certas e as montagens exatas que você “pega” o cliente pelo desejo! Para aproveitar essa super oportunidade de explorar sua vitrine, é preciso conhecer as práticas mais eficazes que foram estudadas, testadas e comprovadas por especialistas da área.

Vitrine Gucci Começando com essa vitrine super criativa da Gucci

Trouxemos aqui 8 dicas para você atrair os olhares dos clientes e de todo ser vivo (kkkk), que passe perto da sua loja. Confira:

1 – Conheça seu cliente

Qualquer ação de venda começa por aqui. Quem são seus clientes? O seu produto é útil para que tipo de público? mulheres, homens, idosos, jovens, infantil ?

Além do sexo e da faixa etária, é super importante saber mais, como por exemplo classe social, escolaridade, poder de compra, entre outros. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais será capaz de chamar a atenção dele. Sabe por quê? Cada grupo de pessoas, tem um estilo próprio de ser. De acordo com o poder aquisitivo, você já tem como escolher a compra de seus produtos e definir qual cenário vai montar na vitrine, para obter conexão com o seu público.

Vitrine Esse é o maior objetivo, atrair seus clientes

2 – Exponha apenas o que está disponível no estoque

Um erro gigantesco é expor um produto que não tem no seu estoque. O cliente se encanta com a peça, entra na loja, pede aquele modelo para o atendente e é surpreendido ao saber que não existe a numeração dele… Frustração certa! Dificilmente essa frustração inicial, será superada com outra peça.

A montagem não assertiva de sua vitrine, pode causar uma certa “antipatia” inicial ao seu cliente, visto que ele foi frustrado. Monte sua vitrine, de acordo com o que a loja tem disponível no estoque. Dessa forma, você estará proporcionando uma experiência prazerosa de compra para o cliente, que sairá feliz e realizado de sua loja.

Vitrine Na vitrine, apenas o que você tem disponível em seu estoque

3 – Foque no estilo do seu público-alvo

Avalie de qual forma seus clientes podem se sentir atraídos, como um imã mesmo, e foque nas expectativas deles. Para produtos femininos, é interessante fazer alusão à beleza. Peças masculinas podem ser expostas dentro de um estilo casual. Já as infantis precisam de alegria, muita cor e ação. Prepare os balões, cenários coloridos, contos, caso seu público alvo seja os pequenos. Coloque essa imaginação para funcionar!!

Vitrine Que linda essa vitrine infantil! Sem poluição de informações, nenhum material muito caro, porém criativa, bem no universo das crianças

4 – Evite uma vitrine com muita informação

Não exponha muitos produtos a ponto de limitar os espaços vazios na vitrine. A chamada poluição visual, causa cansaço no cérebro humano. Crie algo belo, harmônico e com espaços entre as peças, assim o cérebro registra as imagens em lembranças fotográficas prazerosas, show né? Quer vender? Tem que estudar sim o comportamento humano e nós fizemos isso aqui para você, para lhe ajudar a montar sua vitrine matadora!

Atenção: Quando quiser comunicar descontos e promoções, utilize placas e anúncios discretos.

Vitrine Cuidado com esse tipo de anúncio. Não é nada legal você anunciar uma promoção com um banner tão grande a ponto de esconder, literalmente, seus produtos

5 – Invista em uma boa iluminação

A iluminação é sim um poder de sedução da vitrine e essencial para valorizar seu produto. Além da instalação elétrica convencional, você pode abusar da criatividade para criar novos efeitos com truques de luz com movimento, piscante ou giratória. “Pelamor”, nada de juntar tudo isso e fazer sua vitrine parecer uma discoteca, ok? O objetivo aqui é chamar a atenção dos clientes para seus produtos, não provocar uma crise de labirintite nas pessoas…kkk

Para criar um clima romântico na vitrine (excelente para o dia dos namorados por exemplo), é interessante usar meia-luz e refletores para destacar determinado produto. Uma dica legal, é você substituir a iluminação tradicional por lâmpadas de led, são muito mais econômicas.

Vitrine Olha que show essa vitrine toda trabalhada na primavera! Observe a iluminação, as cores… Quanta criatividade!

6 – Defina o objetivo de montar cada nova vitrine

Sua vitrine não deve ser reorganizada pelo simples fato de ser o momento de renovar a fachada. É preciso listar seus objetivos para poder focar em estratégias assertivas. Defina qual motivo de montar cada nova vitrine: Fazer uma promoção, apresentar uma nova coleção, criar um tema com data comemorativa ( isso aqui é muito importante, fique de olho no calendário e invista com fúria nas datas comemorativas ), apresentar uma tendência, etc.

Vitrine Já essa vitrine tráz o tema do outono pra loja… Que encanto!

7 – Faça parceria com outros lojistas

Isso é bem bacana, troca de interesses sim, um ajudando o outro e todos crescendo e lucrando. Os adereços de decoração por exemplo, podem custar caro. Uma forma de você economizar é fazendo parceria com outros lojistas. Você pode trocar ou fazer empréstimos desses utensílios. As parcerias são excelentes alternativas para ambos economizarem e mostrarem seus produtos.

Vitrine Olha que lindo esse carro para decoração, talvez para uma vitrine de itens infantis… Você pode fazer parcerias com lojistas de mobiliário, decoração de festas, acessórios de decoração e ter sempre uma vitrine linda

8 – Inspire-se no Pinterest para estimular a criatividade

Se você ainda não conhece o tão amado Pinterest, esse é o momento! É uma rede social de compartilhamento de imagens, artes, decoração, enfim, é uma fonte inesgotável de sugestões para quem gosta de design criativo, para quem gosta de tudo gente, essa é a verdade. Tem de tutoriais de como fazer…qualquer coisa, até imagens lindas e inspiradoras para sua vitrine.

Ao digitar a palavras-chave: VITRINE, ou outras relacionadas ao seu tema, você ficará encantada(o) com as possibilidades que o site lhe apresenta. Sempre que montar uma vitrine, lembre-se que o consumidor não está em busca apenas de consumir, mas de realizar um sonho, ainda que pequeno como uma peça de roupa. Sua vitrine precisa ser capaz de proporcionar essa experiência ao seu consumidor.

Vitrine Faça do Pinterest seu refúgio no momento de dúvidas, de falta de criatividade… O Pinterest é fonte inesgotável de ideias

Curtiu as dicas? Tudo pensado, estudado e preparado com muito carinho para lhe ajudar em seu comércio, em seu negócio e a ter sempre sucesso, esse é nosso maior objetivo, a busca de sua realização, seu SUCESSO!

Assista a aula gratuita que a Dany preparou com tanto carinho para você! É só clicar no retângulo amarelo no topo direito da sua tela. Você vai amar essa “chuva” de informações! 

Um beijo no ❤️ de toda equipe Escola de Estilo!

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo