QUAL A DIFERENÇA DE UM PERSONAL STYLIST PARA UM ESTILISTA?

Personal Stylist e Estilista

Olá! Hoje você vai descobrir qual a diferença de ser um Personal Stylist para um Estilista? Duas profissões ligadas a moda, porém totalmente diferentes. Primeiro você vai entender o que cada profissional faz e o que os une, isso é fundamental! 

ESTILISTA

Estilista é o desenhista da moda, o profissional da moda que cria, planeja e desenvolve roupas e acessórios, tudo primeiramente no papel, que são chamados de croquis.

É com o estilista que tudo começa a ser construído. O foco do estilista é atuar na área de criação de moda, desenvolvendo coleções, desenhando estampas, criando acessórios que possam competir em diversos segmentos do mercado da moda.

Estilista x Personal Stylist
Croquis e vestidos já confeccionados da Dior

É a pessoa que coloca tudo que imagina, que cria, no papel, e só aí parte para o começo da produção. O objetivo desse profissional é apresentar a moda como algo que vai além do comprar, algo que tenha atitude, identidade e comportamento, que traga um “marco” próprio.

É o estilista que cria a identidade das marcas, com seus traços e suas características próprias.

Estilista x Personal Stylist

É exatamente por isso que as vezes estranhamos quando vemos um desfile de moda e não conseguimos imaginar nenhum ser humano usando aquelas peças nas ruas, porque muitas vezes, a intenção ali é não é apresentar roupas e tendências a serem usadas em nosso dia a dia, mas apresentar novas texturas, novos tecidos, materiais, combinação de cores…

Estilista x Personal Stylist

É fundamental para que o estilista acerte nas coleções e na identidade das marcas, e para isso ele PRECISA conhecer seu público alvo, o público para o qual vai desenhar. Isso faz com que seu trabalho possa ser consumido, que é o objetivo final, a venda.

Um exemplo: O estilista principal da Louis Vuitton, que chamamos de diretor criativo, sabe das características da grife e das ansiedades que o público dessa marca possui em relação as peças, assim como o estilista da Versace, e ambos tem objetivos completamente diferentes.

Consultor de imagem x estilista

A Louis Vuitton por exemplo, é uma grife extremamente tradicional, focada no mais alto luxo e com muitas de suas coleções pautadas no tradicionalismo dos cortes das peças, que em sua maioria são do estilo elegante, de cortes mais alfaiataria, até por ser uma grife francesa e muito antiga, já tem mais de 150 anos. 

Estilista x Personal Stylist
Croqui Louis Vuitton

Já a Versace que é uma grife italiana, tem como principal “carro chefe” de suas coleções a ousadia, tanto nos tecidos, estampas, como nos cortes, usando e abusando do sensual.

Focada na modernidade com um apelo bem forte as peças mais irreverentes, mas tudo sem perder o alto luxo, características da alta costura.

Estilista x Personal Stylist
Croqui Versace

Percebe como são completamente diferentes? O estilista de cada grife dessas, precisa conhecer essas características e mantê-las, se não eles as descaracterizam. 

O campo de trabalho do estilista são as marcas, confecções, empresas de moda ou mesmo como autônomo tendo sua própria marca, o que demanda muito estudo e atualização e atualização!!

Para se tornar um estilista e aprender a desenhar coleções, você vai precisar cursar 4 anos de faculdade de moda.

Estilista x Personal Stylist

PERSONAL STYLIST 

Essa, ou esse, é a profissional da moda que orienta mulheres e homens a se vestirem adequadamente para diferentes ocasiões, mas não de forma aleatória, ou por simplesmente gostar de moda, tudo é feito de acordo com o formato de corpo de cada indivíduo, proporções, desproporções, estilo de vida, gostos pessoais, personalidade…

Biotipo

O trabalho dessa profissional é conhecer a imagem de seus clientes, a personalidade e as necessidades de seu dia a dia, como traje adequado para o trabalho, ambiente em que vive, práticas ou não esportivas, vida com muitos compromissos sociais… E trabalha-la a favor do cliente. 

É muito importante saber que a Personal Stylist/Consultora de Imagem, trabalha com pessoas, por isso, é fundamental entender as características além de físicas, também psicológicas da sua cliente.

AS 6 CARREIRAS DE MODA QUE ESTÃO DECOLANDO!!

Antes de começar uma Consultoria com sua Personal Stylist, ou sua Consultora de Imagem, é importante pedir a sua cliente que preencha um questionário detalhado sobre seus hábitos, necessidades e gostos pessoais. Nesse momento você conhece profundamente os gostos e hábitos de sua cliente.

Esse questionário o curso que lhe forma como Personal Stylist/Consultora de Imagem, deve lhe fornecer o modelo.

Dany
Nossa Teacher Dany Padilla, a “MONSTRA” da Consultoria de Imagem/Personal Stylist do BRASIL!!

Alguns não fornecem, mas aqui na Escola de Estilo no curso de Consultoria de imagem 2.0, que ao mesmo tempo lhe forma como Personal Stylist, você recebe o modelo desse questionário e todas as instruções de como proceder com seus clientes.

Se você pretende se tornar uma Personal Stylist/Consultoria de Imagem, saiba que esta profissão envolve muita comunicação verbal, algo que ao longo do tempo você vai desenvolvendo naturalmente.

Consultor de imagem

O ofício de uma Consultora de Imagem, é mais amplo do que o do Personal Stylist, porque o Consultor de Imagem abrange não só a aparência, mas também a comunicação e a etiqueta em todas as áreas da vida do cliente. É um lugar mais completo que exige mais estudo.

É aquele profissional responsável em ajudar pessoas a se conhecerem melhor, descobrir e definir o seu estilo, biotipo, paleta de cores…

Closet Cleaning

Esse profissional ajuda seu cliente além de encontrar seu estilo, também a combinar regras de elegância as necessidades de seu dia a dia, como por exemplo a entender o que deve-se ou não usar em seu ambiente de trabalho.

O que é preciso para ser um Personal Stylist? O primeiro passo é estabelecer suas metas. Depois escolher um curso de formação desse profissional que seja seguro, bem recomendado, que lhe dê o diploma de Personal e tenha um conteúdo bem abrangente.

Estilista x Personal Stylist

O curso precisa englobar tudo sobre imagem pessoal, biotipo, estilo feminino, masculino, colorimetria, estudo de tecidos… Tudo que lhe dê respaldo para solucionar todos os “problemas”, questões que envolvam a imagem de seu cliente.

Uma vez que você aprenda tudo isso, também é importante conhecer alguns processos. Uma Personal Stylist/Consultora de Imagem, estuda sobre edição, organização e planejamento de guarda-roupa.

Organizando guarda-roupas

Estuda como auxiliar sua cliente em compras de novas peças que sejam necessárias (serviço de personal shopper), montagem de lookbooks e o planejamento de malas eficientes.

A Consultoria de Imagem, o campo de trabalho do Personal Stylist, é atualmente o campo da moda que mais cresce, até porque é uma profissão séria que você consegue se formar se dedicando ao estudo de um curso sério em 3 meses, mas para isso é necessário bastante empenho, bastante estudo e dedicação!

Consultor de imagem x estilista
Estude, estude muito porque conhecimento ninguém arranca de você!

É preciso pesquisar antes, saber se o curso lhe garante um certificado reconhecido no mercado, no país, fora do país, até porque você pode atender online clientes em outros países. Não deixe de averiguar depoimentos de pessoas que fizeram o curso que você está “namorando”.

Pesquise a trajetória do mentor, mentora desse curso, qual caminho ele traçou e se é considerado uma autoridade na área de consultoria de imagem, para só depois investir. Estudo é algo que ninguém pode arrancar de você.

Dany Padilla
Um pouco sobre nossa mentora de moda, nossa Teacher Dany Padilla!

O campo de trabalho para a Personal e para a Consultora de Imagem: Como já foi citado acima, a Consultora, a Personal, presta consultoria particular para seus clientes que podem ser particulares, lojas…

Uma loja de roupas que tenha um serviço de Consultoria de Imagem, não é uma simples loja, é um estabelecimento diferenciado que oferece ao seu cliente não apenas uma venda, mas uma super experiência.

Consultor de imagem

Uma Consultora de Imagem pode palestrar em eventos de moda; empresas; prestar Consultoria para funcionários de uma empresa com o objetivo de ensinar o dress code adequado ao estilo da empresa…

…Fazer análise cromática; trabalhar como Consultora de Imagem online, o que torna tudo bem prático, principalmente nos dias atuais; como personal shopper…

Consultoria online

Deu pra perceber a quantidade de áreas onde a consultora de imagem pode trabalhar? Entende agora o porque esse campo, essa função na moda, cresceu tanto nos últimos anos.

Existem Personal Stylist/Consultoras de Imagem que ganham até R$10.000,oo, fazendo uma Consultoria completa para um cliente celebridade, um cliente político, um executivo… 

CLIENTES DA CONSULTORIA DE IMAGEM

Aqui na Escola de Estilo, você faz o curso MAIS COMPLETO de Consultoria de Imagem/ Personal Stylist online do mercado de moda. Um curso com mais de 350 aulas, com cerca de 10 minutos cada uma.

Temos alunos em mais de 25 paises. Você faz na comodidade de seu lar, com todo suporte da equipe Escola de Estilo e da própria Dany Padilla, que faz questão de acompanhar bem de perto suas alunas pelos grupos fechados do Facebook, Telegram e WhatsApp. Esperamos, de coração, ter aberto à você, um novo  horizonte!

Clique no botão amarelo no alto da página, e assista a aula grátis que nossa Teacher Dany Padilla, preparou especialmente para VOCÊ!

Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

NÃO COMPRE CURSO DE PERSONAL STYLIST ESSES DIAS!

A Escola de Estilo está preparando uma condição mega especial para Novembro.

Se você quer ser uma Consultora de Imagem e ainda ganhar bônus incríveis inclusive uma Mentoria com a TEACHER DANY PADILLA.