ESTILISTA E MODELISTA – ESSE ARTIGO FOI FEITO PARA VOCÊS!!

Estilistas e Modelistas

Olá! Hoje vamos falar de duas profissões também relacionadas a moda e fundamentais para a confecção de toda e qualquer peça de roupa. Mais que isso, vamos falar do quanto é importante nos dias de hoje, onde a concorrência é brutal, nos diferenciarmos com um algo a mais na profissão que exercemos. Vamos aos detalhes do que é ser um estilista, o que é ser um Modelista e como é interessante essas duas profissões, acrescentarem em seus currículos um diferencial.

Como citei acima, o Estilista e o Modelista são peças-chave na criação, no planejamento e na produção de uma coleção de roupas. Sem esses profissionais, nada acontece. Primeiramente vamos descobrir qual a diferença entre Estilista e Modelista. Vamos juntos!

Modelagem

O ESTILISTA

Esse é o profissional da moda que cria, desenha, planeja e desenvolve roupas e acessórios. É com esse profissional que tudo começa a ser construído. O foco do estilista é atuar na área de criação de moda, desenvolvendo coleções, estampas, acessórios que possam competir em diversos segmentos do mercado da moda.

É a pessoa que coloca tudo que cria no papel, e só aí parte para o começo da produção. O objetivo desse profissional é apresentar a moda como algo que vai além do comprar, algo que tenha atitude, identidade e comportamento, que traga um “marco” próprio.

Estilista

Por isso as vezes estranhamos quando vemos um desfile de moda e não conseguimos imaginar nenhum ser humano usando aquelas peças nas ruas, porque muitas vezes, a intenção ali é apresentar novas texturas, tecidos, combinação de cores… É primordial que o estilista conheça seu público alvo, o público para o qual vai desenhar. Isso faz com que seu trabalho possa ser consumido, que é o objetivo final, a venda.

Croquis Croqui de Dolce e Gabbana

Precisa estar atento as tendências de moda, às inovações, além de ter criatividade transbordando e um repertório cultural, afinal precisa estar atento ao comportamento humano, aos costumes que variam muito de uma região, uma cidade, um país para o outro.

O estilista pode trabalhar para uma marca, confecção, empresa de moda ou como autônomo. Pode ter sua própria marca o que demanda muito estudo e atualização, atualização SEMPRE!!

O MODELISTA

O Modelista desenvolve projetos e executa as modelagens para as roupas. O foco desse profissional é transformar as criações dos estilistas em realidade. Ele é o responsável por fazer a modelagem dessas criações, considerando questões como ergonomia ( ciência que visa a segurança e eficiência ideais no modo como o ser humano e a roupa interagem), caimento dos tecidos e vestibilidade (potencial da roupa de adequar-se ao corpo, deixando-o livre e confortável para o movimento).

Modelista

O modelista também confecciona a primeira peça das coleções, o que chamamos de peça piloto.
Atua no desenvolvimento e na execução de modelagens para o vestir. É uma profissão que também exige  conhecimento histórico sobre a área de moda, assim como o estilista. É o profissional que executa e gerencia a produção de produtos de moda, a partir de técnicas de modelagem.

Para isso, o modelista sempre considera a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa, atendendo às necessidades ergonômicas do vestuário. Executa os moldes, adaptando-os aos diferentes tamanhos de corpos que compõem a tabela de medidas. Esse processo pode ser realizado sob medida ( para um cliente singular, individual) ou em produção em grande escala, no caso de produção para uma marca, por exemplo.

Modelista

Esse profissional trabalha em confecções, ateliê e também pode trabalhar como autônomo prestando serviço de modelagem para clientes, estilistas e marcas. Simmm, o modelista tem que saber costurar. Após a etapa de desenvolvimento da modelagem da roupa, a montagem é outra fase fundamental na rotina desse profissional. Dessa forma, esse profissional pode atuar como coordenador ou gerente de produção, orientando o trabalho da equipe de desenvolvimento de produtos.

Então, agora que você já sabe a diferença dessas duas profissões, vamos entender o porque é interessante esses profissionais terem a formação de Consultor de Imagem. O estilista desenha, cria, dá identidade para a marca que trabalha e o modista executa os primeiros moldes, produz (costura) a peça piloto ou a peça única, caso seja um cliente particular, não uma confecção.

Estilista

Agora imagine você, que o público alvo da marca que o estilista trabalha, costuma ser um público plus size, Teria ele como saber quais truques de estilo, cortes e combinações favorecem esse tipo de corpo? Não! Isso não se estuda fazendo estilismo. Assim como o modelista não entende qual peça de roupa valoriza o corpo de sua cliente que tem os ombros mais largos que os quadris (corpo triângulo invertido), isso só um Consultor de Imagem, um Personal Stylist estuda.

Estudamos técnicas de estilo, todos os desenhos de corpos femininos e masculinos, como transformar peças erros em peças assertivas para cada tipo de corpo, etc… É um estudo minucioso, detalhado e bem profundo.

Consultor de imagem

Visto que a concorrência cresce a cada dia em todas as áreas profissionais, destaca-se o profissional que tem o “Algo a mais” para oferecer. Destaca-se aquele que nunca pára de se qualificar e mergulha fundo no conhecimento de sua profissão.

Se ainda lhe restar alguma dúvida quanto a profissão de Consultor de Imagem e como ela pode ser útil na vida do Estilista e do Modelista, lhe indico a leitura de outro artigo que publicamos aqui, no blog da Escola de Estilo. É só clicar no artigo abaixo 👇 e tirar todas as suas dúvidas.

O QUE FAZ UM CONSULTOR DE IMAGEM?

É sempre um prazer para todos nós da Equipe Escola de Estilo Dany Padilla, ter você por aqui, lendo nossos conteúdos. Um beijo no ❤️