MICHAEL KORS – CONHEÇA TODA A TRAJETÓRIA DA GRIFE

Michael Kors capa

Michael Kors – Conheça toda a trajetória da grife. Nesse artigo contamos tudo sobre essa marca americana que foi criada em 1981 e só vem crescendo cada vez mais dentre as grandes maisons nos últimos anos.

A Michael Kors é uma grife que leva o mesmo nome do estilista criador. Uma grife que combina perfeitamente sofisticação e ao mesmo tempo casualidade, tendo como resultado o estilo esportivo luxuoso e se tornando mais acessível aos consumidores.

Michael Kors
Michael Kors

De uns anos pra cá, uns 15/20 anos mais ou menos, a marca vem se expandindo e se tornando uma das prediletas de muitas celebridades, que visitam suas lojas tanto no Brasil como no exterior.

Karl Anderson Jr, mais conhecido como Michael Kors Filho, nasceu no dia 09 de agosto de 1959. O designer é filho de uma ex-modelo e de seu primeiro marido Karl Anderson, um estudante universitário.

Michael nasceu na cidade de Long Island, no subúrbio de Nova York. Ainda era menino já se destacava, já tinha holofotes virados para ele.

Michael Kors

Michael fazia testes de comerciais e testes para ator mirim e acabou se tornando conhecido pela mídia. Mais tarde, ele estudou moda na Fashion Institute of Technology, uma das instituições mais respeitadas do ramo em Nova York. Michael ainda era muito jovem quando entrou na instituição.

Com 19 anos de idade já criava coleções para a histórica Butique Lothar’s, que fora um ponto de encontro de fashionistas em Manhattan na década de 70.

Michael Kors

Não levou muito tempo para que Michael atraísse a atenção de jornais e revistas de moda da época. Foi nessa época que ele resolveu criar a sua própria marca em 1981. Michael contou com a importante ajuda de seu sócio, e tornou seu sonho possível.

Sua primeira coleção de roupas femininas, veio para causar um verdadeiro “boom” na alta sociedade de NY. Era uma coleção que traduzia muito bem um mix de sensibilidade modernista com sofisticação.

John Orchulli
John Orchulli foi o cara que ajudou Michael Kors no início de seu sonho

Parece meio ambíguo, mas são duas características que definem bem o início de sua trajetória, pra dizer a verdade, definem bem a grife até os dias atuais.

No estilo de Michael Kors traduzido para suas peças, veio muito da admiração que ele sentia e acabou se inspirando no estilista Roy Halston. Roy era um ícone da moda americana da década de 60 e 70 e chegou a vestir Elizabeth Taylor, Liza Minelli e a primeira dama americana Jacqueline Kennedy.

Michael Kors
Roy Halston

Michael desde o início de sua carreira, sempre teve a habilidade de unir luxo e sofisticação, sem deixar de lado o conforto e a simplicidade, isso deu início a um novo termo sportswear.

Sempre se empenhou em direcionar o sportswear para mulheres de todas as idade e nacionalidades. Aquele público que mesmo envolvido no ambiente da moda, estavam longe de ser consideradas Fashion Victims

Michael Kors

Esse termo – Fashion Victims, é usado para aquelas mulheres que podemos chamar de “escravas da moda”. Aquelas que compram peças de roupas e acessórios que estejam em destaque nas revistas de moda, sem sequer analisar se gostam de verdade da peça ou não. Mulheres que compram porque “precisam” se sentir e estar na moda.

Michael Kors tem um segredinho em suas coleções, em suas peças. Esse segredo é uma característica bem particular do designer, que é misturar peças que seriam simples e esportivas, com o uso de detalhes bem luxuosos e com bastante brilho.

Michael Kors
Tecido luxuoso e brilho com cortes de um vestido minimalista

Um exemplo prático desse mix do básico com o luxo, são as camisetas básicas com pérolas e as saias de comprimento até os joelhos. Também não podemos esquecer dos vestidos delicados e fluidos de jérsei, que vieram com jaquetas pesadas de esqui e dos jeans que tinham estolas de pele.

No ano de 1983, MK recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana e desde então ficou conhecido como o “Mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, título que ele mesmo tinha orgulho em expor.

Michael Kors

Em 1984 suas coleções começaram a ser desfiladas nas passarelas da semana de moda, ganhando maior visibilidade e reconhecimento no mercado de moda. Uns anos depois a marca expandiu sua linha de criações e lançou sua primeira coleção de calçados femininos.

Bem no início da década de 90, a MK resolveu investir em uma linha que possuía um preço mais acessível que a marca principal, a linha Kors Light.

Michael Kors
Bolsa da linha Kors Light

Provando seu valor, Michael Kors se tornou estilista da francesa marca Celine, em 1997. Ele foi o primeiro homem a ser nomeado como diretor criativo da marca e ajudou a reergue-la como uma label up to date. Depois de seis anos, o americano deixou a casa para voltar a focar em sua própria marca.

A MK comercializava suas coleções nas principais lojas de departamento dos Estados Unidos, mas ainda não tinha uma loja própria. Foi aí que MK sentiu que era hora de abrir sua loja.

No ano 2000, a primeira loja Michael Kors foi inaugurada no número 974 da Madison Avenue, bem no coração de Nova York.

Michael Kors
Michael Kors e Lance LePere casaram-se em Nova Iorque em agosto de 2011

Nos anos seguintes a marca ganhou mais quatro lojas: Uma em Los Angeles, em Manhasset, em Tóquio/Japão e em Dubai/Emirados Árabes.

Nesse período a marca resolveu expandir seus produtos femininos e lançou uma linha de óculos de sol, bolsas, fragrâncias, relógios… Produtos que acabaram se tornando “carros chefes” em vendas da marca.

Em 2004 a marca lançou mais produtos, introduzindo em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, incluindo acessórios de couro e alfaiataria masculina.

Michael Kors

A primeira loja MK LifeStyle do Brasil, foi inaugurada em 2013 no Shopping Village Mall/Rio de Janeiro. Antes da inauguração, o estilista contou em uma entrevista:

“O Brasil é o lugar onde pude conhecer as pessoas mais bonitas, chiques e divertidas. Eles tem um estilo de vida glamoroso sem muito esforço, e isso não poderia estar mais alinhado com o meu design e filosofia. Estou muito ansioso para ter a primeira loja aqui.” 

Michael Kors
Só mais um pouquinho do mix de sofisticação e praticidade das peças de Michael Kors

E não é que a leitura dele foi bem fiel ao nosso estilo. O povo é belo, alegre e glamoroso de forma natural, sem fazer muito esforço.

Tudo a ver com as características de sua marca que unem a praticidade com o luxo, tudo na medida, sem excessos. Uma marca que poderia ter sido facilmente criada no Brasil, afinal tem nossas características. 

Michael Kors
Michael Kors em sua loja no Brasil

Nos anos seguintes a marca abriu novas lojas no Brasil e atualmente, conta com 4 lojas localizadas em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e uma no Catarina Fashion Outlet em São Roque.

MK é um dos estilistas mais influentes de sua geração. Cultuado por celebridades como Angelina Jolie, Blake Lively, Brooke Shields e Michelle Obama. Foi eleito em 2014 pela Forbes, o mais novo bilionário do mundo.

Michael Kors
Michael Kors

A marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda, isso divididos entre as principais lojas de departamento e multimarca pelo mundo. Fora mais de 500 lojas próprias espalhadas por 58 países diferentes. Michael Kors fará 62 anos em agosto desse ano e continua a todo vapor!

Aqui no blog você encontra muitos outros artigos sobre as maiores grifes internacionais. Vale a pena conferir! 

Michael Kors
Nossa Teacher Dany Padilla espera por VOCÊ para a Semana da Consultora!! Inscreva-se!!

Um convite especial para VOCÊ! Vamos começar um super evento, A Semana da Consultora! Um evento 100% gratuito e online que vai acontecer de 8 até 12/03. Mesmo que você ainda não seja uma autoridade da moda, venha e aprenda como conquistar seus primeiros clientes de moda. Tudo começando do absoluto zero, independente da cidade que você mora. 

Como participar? Clique no link abaixo e INSCREVA-SE!!👇
 

 

Um beijo carinhoso de toda Equipe Escola de Estilo

Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo

 

Confira outras matérias

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo